terça-feira, 15 de setembro de 2015

DIA DO CLIENTE

"Basicamente existem dois momentos em que você pode causar uma boa impressão em seu cliente: antes e depois da venda."



























“Alô, Dona Ivania? Aqui é a Rosangela das Lojas Renner e gostaria de informar que estamos a presenteando com um par de convites para o Musical Thriller Live porque a senhora está entre os nossos clientes especiais.”

Acredite, a cena acima não foi um trote. Foi uma ação de relacionamento que a marca desenvolveu para surpreender alguns dos seus melhores clientes. Sem fazer alarde, a empresa ligou para os premiados avisando que eles tinham sido escolhidos para assistir ao espetáculo de graça.

A ação não levou o consumidor até a porta da loja, mas, com certeza, resultou em clientes mais felizes e satisfeitos. Isto sem falar no marketing boca a boca, como posts “gratuitos” de agradecimento no Facebook.

Segundo uma pesquisa realizada pela ClickFox, 42% dos clientes que são surpreendidos positivamente por uma loja  online contam sobre a experiência para familiares e amigos.

Até aí, nada surpreendente. Afinal, quem não gosta de mimos e de se sentir especial? Você também pode colocar esse tipo de ação em prática – e o melhor, sem desembolsar uma fortuna. Veja algumas ideias:

• Presenteie seus melhores clientes

Você não precisa dar ingressos para um espetáculo caro, como a Renner, se sua verba não permitir. Pequenos mimos, como amostras grátis acompanhando uma encomenda, já deixarão seu cliente feliz.

• Ofereça cupons de desconto

O site de compras coletivas Peixe Urbano costuma enviar e-mails aos seus clientes, sem motivos específicos ou datas especiais, com códigos promocionais que dão descontos para compras no site. Além de deixar o cliente feliz, este tipo de ação pode estimula-lo a fazer uma compra que ele não estava programando.

• Personalize tudo que for possível

Desde e-mail marketing com o nome do cliente até o pacote de envio, deixe claro que o cliente não é apenas mais um número. Use nome e sobrenome e leve em consideração sexo, idade e suas preferências quando for, por exemplo, mandar um e-mail de agradecimento pela compra, sugerindo outros produtos de sua loja.

• Ofereça uma prévia de lançamentos ou “test drive” de produtos

Antes de lançar novidades no mercado, selecione uma fatia dos seus clientes – os mais assíduos, por exemplo – e os convide a conhecer antes. Vale desde uma amostra enviada pelo correio até um coquetel de lançamento para clientes VIPs.

Entregue no mesmo dia

Ok. Seu prazo de entrega é até cinco dias úteis. Mas se você pode fazê-lo no mesmo dia, sem acarretar em despesas extras para sua empresa, por que não? O cliente vai ficar incrivelmente feliz em receber à tarde uma compra que ele realizou pela manhã do mesmo dia.

• Envie um cartão de agradecimento feito à mão

Coloque junto com a encomenda um bilhetinho simpático agradecendo pela escolha de sua loja. Escreva a mão. Isto humaniza o processo e o aproxima mais do cliente. Você pode ir além e “esconder” este bilhetinho no produto. Se for uma calça, por exemplo, coloque no bolso.

• Vale-presente no aniversário do cliente

Todo mundo adora ganhar presentes no aniversário. Se ele vier de uma loja que gostamos, melhor ainda! Aproveite a data para enviar um vale-compras para o cliente e faze-lo se sentir lembrado. Provavelmente ele irá gastar mais do que o bônus oferecido na sua loja.

• Capriche na embalagem

Imagine que seu cliente está esperando receber pelo correio aquela tradicional caixa de papelão com plástico-bolha. Mas, para sua surpresa, ele recebe uma caixa decorada com um lindo laço e seu produto cuidadosamente embalado.

Por que não fazer isto em algumas encomendas? Coloque um pouco de amor e dedique um tempinho para o embrulho. Se for possível, coloque até aroma na embalagem (claro, se o seu produto permitir que você faça isso sem danificá-lo).

O cliente vai ficar tão surpreso que vai até esquecer que fez uma compra e vai ficar com a sensação de que está recebendo um presente.

A partir da venda, seu cliente passa a depender de você em aspectos como: prazo de entrega, pagamento, garantia, atendimento, renovação/revenda etc. Causar uma boa experiência é essencial para o sucesso de qualquer negócio, pois é assim que você garante que o seu cliente não só retornará, como também te recomendará para seus contatos.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

7 DICAS PARA VOCÊ SE TORNAR UM MILIONÁRIO EM APENAS 1 ANO

"Confira lições de empreendedores que conquistaram esse feito em 365 dias ou menos."

























Ganhar o primeiro milhão é um sonho de muita gente. O valor não é gigante, vale dizer. Não é o suficiente, por exemplo, para que alguém pare de trabalhar. No entanto, conquistar esse montante faz com que o detentor desse montante conquiste uma marca muito importante. Tornar-se um milionário é um degrau importante rumo a voos mais altos.

Alguns empreendedores, aliás, conquistaram seu primeiro milhão em um prazo relativamente curto: um ano. Uma reportagem publicada no site da revista "Inc." compilou o depoimento de pessoas que atingiram essa meta em 365 dias. Ou até menos. No texto, elas listaram os fatores que foram cruciais para chegar a esse resultado:

1. Ame seus clientes
Por Tim Nguyen, cofundador da BeSmartee

"Todas as suas ações devem estar focadas nos seus clientes. Ao pensar em qualquer coisa na sua empresa, pense no impacto que tal mudança traria aos consumidores. Não se preocupe tanto com as vendas e definitivamente não foque no dinheiro. Concentre-se nos clientes."

2. Faça bons contatos
Por Margot Micallef, fundadora da Gabriella's Kitchen

"Uma boa e sólida fundação inclui uma rede de contatos, bem como amizades com investidores. Todas as situações que me trouxeram um grande retorno tiveram origem em uma relação construída anos antes."

3. Tenha valores. E paixão
Por Steve Starr, da StarrDesign

"Sua empresa tem que ter personalidade. Tem que ter processos e relações com clientes e funcionários que sejam únicos. Em qualquer negócio, é essencial definir o que inspira você e seus colaboradores e jamais se afastar desses valores. Também é importante ter paixão. E apegar-se a ela é vital para o sucesso."

4. Aperfeiçoe seu produto
Por Simon Slade, CEO da Affilorama

"Meu melhor conselho para quem quer se tornar um milionário é criar um produto incrível e continuar aperfeiçoando-o sempre. Também acredito que é importante usar uma métrica – apenas uma – para ver seu avanço. Faça o possível e o impossível para crescer, pelo menos de acordo com o critério que você escolheu."

5. Saiba lidar com pessoas
Por Ted Leonhardt, especialista em gestão

"Para conseguir me tornar um milionário em um ano, eu priorizei o entendimento das minhas relações com todas as pessoas que eram, direta ou indiretamente, ligadas à minha empresa, como funcionários, clientes e fornecedores. Entenda todas as preocupações de todos eles e proponha soluções para acabar com essas aflições. Assim, seu caminho ficará mais fácil."

6. Trabalhe forte no começo
Por Heidi Burkhart, presidente do Dane Professional Consulting Group

"Aos 21 anos, entrei no mercado imobiliário. Nos meus primeiros anos, trabalhei à exaustão, trabalhando 24 horas por dia e economizando o máximo que podia. Depois disso, as coisas foram melhorando. E, eventualmente, alcancei uma saúde financeira e consegui ganhar um bom dinheiro. Credito tudo isso ao esforço do começo da minha empreitada."

7. Não se preocupe tanto
Por Zach Halmstad, cofundador da JAMF Software

"Meu conselho é que você foque no que você quer ser e não pense no que pode dar errado no meio do caminho. Quase todos os prognósticos catastróficos que temos nunca acontecem. Não se preocupe tanto."

Fonte: revistapegn.globo.com